“Leilão do Canal de Acesso de Paranaguá marca nova era da infraestrutura do Paraná”, diz deputado Fabio Oliveira (Podemos)
O deputado estadual Fabio Oliveira acompanhou nesta quarta-feira (22), na B3, em São Paulo, o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar
O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), acompanhou nesta quarta-feira (22), na B3, em São Paulo, o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, evento que marcou um novo capítulo na história da infraestrutura portuária do Brasil.
O certame contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário estadual de Infraestrutura e Logística Sandro Alex, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, reforçando a integração entre os governos estadual e federal em prol do desenvolvimento logístico do Paraná.
Para o parlamentar, o avanço reforça o papel estratégico de Paranaguá na economia nacional e está alinhado ao conjunto de obras estruturantes que o Governo do Estado vem executando.
“Temos os novos pedágios, a ponte de Guaratuba, que vai transformar a mobilidade no litoral, e a revitalização da orla marítima, que une infraestrutura e turismo. Tudo isso faz parte de um mesmo propósito: garantir um Paraná mais competitivo e integrado”, destacou Fabio Oliveira.
O governador Ratinho Junior também ressaltou o resultado do leilão e a adesão de investidores privados. “O leilão vai nos permitir colocar, por navio, 600 carretas a mais, cobrando 12% a menos no preço atual. Isso demonstra que o planejamento do Paraná deu certo”, explicou.
Investimentos
O leilão, que prevê R$ 1,23 bilhão em investimentos nos primeiros cinco anos e um contrato de 25 anos de concessão, contempla dragagem, derrocagem e manutenção do canal, além da ampliação do calado de 13,3 para 15,5 metros.
O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) ofertou o maior valor de outorga, com R$ 276 milhões, e arrematou o leilão. O projeto permitirá a entrada de navios maiores, redução de custos logísticos e aumento da capacidade operacional do porto.
“O usuário que utiliza os portos paranaenses vai pagar uma tarifa mais barata com dois metros a mais de calado”, ressaltou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Com o resultado positivo, o Porto de Paranaguá avança em direção a uma nova era de competitividade e eficiência, consolidando-se como um dos principais polos logísticos da América do Sul.
Tópicos
Leia mais
CCR PRVias nasce com maior frota de veículos elétricos do Estado para atendimento dos clientes de rodovias
Com redução de 45%, Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil em 2026
Comunicado - interdição de acesso ao Lago Municipal
Contornar é para ontem!