
João? Jadir? Não, Fernando!
“Vamos romper a barreira do cinquentão”, diz empresário que lançou o maior edifício da cidade; Miami só não foi a 60 pavimentos, maior do Paraná, por que a cidade de Cascavel “engoliu” o aeroporto

João Luiz Félix? Jadir Saraiva de Rezende? Sergio Casarotto? Luciano Dallo? Não, o nome do empreendedor que lançou o maior prédio da cidade é Fernando Dal Evedove, mais conhecido até então pelo curvilíneo Istambul em construção na rua Londrina.
Diretor da FD Empreendimentos, Fernando vem da nova geração de players do mercado imobiliário local, segmento dinâmico, capaz de construir e destruir reputações quase na mesma proporção, dado o elevado nível de competição.
Fernando Dal Evedove participou do Pitocast, o podcast do Pitoco, na última sexta-feira (7), gravado no estúdio da Castilhos Coworking. Na entrevista, reproduzida a seguir, o empresário disse que o Miami seria ainda maior, mas como a cidade “engoliu” o aeroporto, a Anac estabelece rígidas restrições na altura dos edifícios.
Pitoco – De onde vem a inspiração do Miami?
Fernando Dal Evedove - É uma mescla de referências, que passa pelo litoral de Santa Catarina e por Miami, na Flórida. Trata-se de uma fachada marcante com iluminação em led, edifício que irá referenciar a noite de Cascavel já que poderá ser observado a quilômetros de distância dos mais diversos pontos da cidade.
Como foi a prosa com o Pedro Muffato, dono do terreno e da mansão que foi ao chão? Conversa muito franca e prática. Manifestei o interesse pelo imóvel e ele disse: “Me faça uma proposta”. Fiz e chegamos até aqui.
Vivemos a era da ansiedade, as pessoas estão impacientes até com a velocidade do elevador, e algumas terão que viajar mais de 40 andares…
O Miami terá quatro elevadores, teto alto para transportar móveis de maior envergadura e a velocidade será de 3,5 a 3,8 metros por segundo. Isso quer dizer que o elevador se movimenta na velocidade de um pavimento por segundo. Vai do térreo ao topo em menos de um minuto.
Segurança é outro aspecto sensível, mesmo em prédio de apartamentos…
Sim, um edifício também pode ser vulnerável. Dedicamos cuidados especiais nessa área. Para ficar em um exemplo, além do acesso por reconhecimento facial e câmeras térmicas, teremos um local seguro para receber entregas como a do Ifood, em que o morador não fica exposto à rua e a qualquer outra contingência que possa colocá-lo em risco.
O Miami seria o maior edifício do Paraná… por que não foi?
De fato, o projeto inicialmente enviado para aprovação previa 60 pavimentos. Esbarrou no aeroporto.
Os técnicos da Prefeitura apontaram o veto da Agência Nacional de Aviação Civil. Isso frustrou você?
Estou muito feliz com o Miami. 48 horas após o lançamento já tínhamos um grande resultado em vendas, devemos fechar as próximas semanas com 70% comercializado. Mas é preciso rever essas vedações, que se permita edificações mais altas em determinadas regiões da cidade.
Desistiu do maior prédio?
De jeito nenhum, temos outras áreas para trabalhar, projetar novos edifícios e vamos romper a barreira do cinquentão.
Tópicos
Leia mais

