
Dia dos Avós é comemorado com programação especial no Abrigo São Vicente de Paulo
Administração e lojistas do Catuaí Shopping Cascavel levam música, beleza e cuidados à associação de assistência social

A velhice é inevitável. Com o tempo, as rugas surgem, as memórias se esvaem, a capacidade física e mental diminui, o risco de doenças cresce e o fim da vida se aproxima. Reflexos de uma história são estampados em pés de galinha, bigodes chinês e vincos, são carimbados por manchas de sol e linhas de expressão. Resquícios de anos de existência, de milhares de experiências, se tornam marcas permanentes, e os sorrisos, risadas e brilhos nos olhos ganham mais vigor e significado.
A velhice não tem regras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não existe um idoso típico. Essa diversidade é influenciada pela vida que já passou, pelos ambientes social e físico que redigiram uma história, pelos relacionamentos que constroem um caráter e moldam personalidades.
A velhice deve ser cuidada. Em Cascavel, no Oeste do Paraná, o Abrigo São Vicente de Paulo tem essa função: “acolher o idoso que não tem família, que não tem onde morar”, explica Euclides Pizzi, presidente da instituição. Desde 1977, são recebidas pessoas de acima de 60 anos que passaram por violência e negligência, em situação de rua e abandono, e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
A velhice dança
A velhice é relacional. S. Henrique, de 91 anos, mora no Abrigo São Vicente desde 2021. Na última quinta-feira, recebeu visita em sua casa, cortou os cabelos e dançou. Com a bengala para o alto, Henrique balançou ao som da gaita, sorriu para seus visitantes e se despediu com bênção: “que Deus te acompanhe!”
A velhice “requebra”. Dona Lia não dança, ela remexe. Quando o gaiteiro toca, Dona Lia faz, e ensina, seu requebrado, que “é bom para o quadril da gente que é velha”. No lar onde mora há mais de 30 anos, a idosa acolhe quem a visita, e encanta aqueles com quem conversa. Na comemoração do Dia dos Avós, promovida pelo Catuaí Shopping Cascavel no dia 24 de julho, Lia, com unhas vermelhas e blusa de glitter, foi a estrela do baile.
A velhice cria vínculos. O Abrigo São Vicente de Paulo é, para os moradores, mais que uma residência. “Aqui é a casa deles, a família deles”, explica o presidente, Euclides Pizzi. “Quando recebemos pessoas de fora, são eles que acolhem visitantes em sua casa, convidados que se tornam parte de sua família”, completa.
A velhice é retribuída
O Dia dos Avós, 26 de julho, foi celebrado com antecedência no Abrigo São Vicente, com a visita da administração e de lojistas do Catuaí Cascavel. O Studio Sacha Bourget levou confiança com cortes de cabelo, manicure e maquiagem para as moradoras do lar. Sacha Bourget, proprietária do salão e maquiadora, conta que “contribuir com a sociedade e fazer com que as pessoas se sintam cuidadas e amadas, para nós, que trabalhamos com beleza e autoestima, é muito especial”.
Claudia Michiura, superintendente do Catuaí Shopping Cascavel, afirma que “nós queremos construir vínculos, retribuir e reconhecer o valor da experiência, da história e da presença dos idosos em nossa sociedade. O Dia dos Avós nos convida a olhar com mais carinho para a velhice. O objetivo dessa ação foi, simplesmente, ser companhia, levar cuidado, abraçar os moradores que são acolhidos pelo Abrigo”.
No dia 24, a Farmácia Estrela levou até o Abrigo São Vicente de Paulo, além de profissionais da saúde, música. Para Gabriela Borges, gerente de marketing, “o DNA da Farmácia Estrela é gostar de gente. Estar aqui num dia como este, fornecendo aferição de pressão, trazendo um gaiteiro, com quem eles se divertem, é muito gratificante pra gente. É realmente algo que está em nosso DNA, no nosso dia-a-dia e nos deixa muito felizes”.
André Rodrigues é barbeiro e, com a equipe do Seu Luiz Barber Club, passou a tarde de quinta-feira com navalhas, pentes, e idosos que amaram seus novos visuais. André resume a essência da ação realizada no Abrigo São Vicente: “eu quero envelhecer e quero que alguém cuide de mim. Nosso propósito aqui na terra é servir, e é maravilhoso estar aqui, servindo cada um”.
Sobre o Catuaí Shopping Cascavel
Inaugurado em novembro de 2024, o Catuaí Shopping Cascavel é o maior centro comercial do Oeste do Paraná. Com administração própria, o Catuaí conta com 83 mil m² de área construída e 42 mil m² de Área Bruta Locável, reunindo mais de 280 operações. O Shopping destaca-se pelo conceito “one-stop destination”, apresentando soluções que vão além do varejo tradicional, como Centro Médico, academia, supermercado, cinema com salas modernas, Pet Park, Espaço Kids, Centro de Ensino e muito mais.
Tópicos
Leia mais


Café Colonial acontece neste sábado (12) em Maripá

Cantinho Solidário é inaugurado no Catuaí Shopping Cascavel nesta quarta-feira (18)

Cascavel Jazz Festival começa nesta sexta (27) com grandes artistas e entrada gratuita

Cascavel Jazz Festival é sucesso absoluto com ingressos esgotados nos 2 dias de evento
