 
		
			Custos de produção no Paraguai são até 42% inferiores aos do Brasil
Informação foi apresentada durante painel com autoridades do Paraguai e empresários brasileiros, em Cascavel
 
						Centenas de empresários do Oeste do Paraná conheceram a política paraguaia de atração de empresas, durante evento promovido pelo Grupo Ric e realizado na Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
Mais de 300 empresários do Oeste do Paraná conheceram as oportunidades de negócios e vantagens logísticas apresentadas no painel “Em Pauta: Como o Paraguai pode ser um parceiro estratégico para as empresas do Brasil?”, promovido pelo Grupo Ric em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).
O evento, realizado em Cascavel, abordou a cooperação bilateral entre Brasil e Paraguai, destacando incentivos fiscais, energia com custo reduzido e um regime tributário simplificado como atrativos para empresas interessadas em expandir seus negócios para além da fronteira.
O secretário de Indústria e Comércio do Alto Paraná, Esteban Wiens, destacou que o compromisso do presidente Santiago Peña de não aumentar impostos até o final de 2028 oferece previsibilidade aos investidores. “Com isso, esperamos que muitas empresas brasileiras se expandam para o Alto Paraná”, afirmou.
Vizinho ao Paraná, o estado paraguaio de Alto Paraná concentra grande parte das indústrias sob o regime de maquila, o que permite reduzir custos com isenção de taxas de importação de máquinas e de matéria-prima. O prefeito de Naranjal, Edoard Schaffrath, informou que o custo de produção no setor industrial é entre 35% e 42% menor do que no Brasil, tornando a região altamente competitiva.
Além dos incentivos fiscais, o Paraguai oferece tarifas de energia elétrica mais acessíveis, terrenos disponíveis e programas de capacitação para mão de obra, fatores cruciais para a atração de investimentos.
O painel reuniu autoridades governamentais e lideranças empresariais dos dois países para debater a integração econômica e logística, segurança jurídica, infraestrutura e as oportunidades concretas para negócios.
Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, ressaltou a importância do evento para fortalecer o diálogo entre setor produtivo e poder público. “Este é o terceiro encontro que promovemos para gerar integração e oportunidades de desenvolvimento para as nossas empresas. Investir no Paraguai não significa abandonar o Brasil. Ao contrário, fortalece a presença internacional das empresas brasileiras”, afirmou.
Estiverem presentes autoridades como o governador do Alto Paraná, César Landy Torres, e representantes de entidades industriais, que debateram temas como zonas francas, regimes especiais de comércio e capacitação profissional.
O encontro contou ainda com empresários brasileiros já atuantes no Paraguai e representantes financeiros que destacaram linhas de crédito e soluções específicas para investidores.
O evento fortalecerá uma tendência crescente de tecnologia econômica e estratégica entre Brasil e Paraguai, especialmente na região de fronteira, sinalizando novas oportunidades para gerar desenvolvimento e competitividade para ambos os países.
Sobre o Grupo Ric
Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.
Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record - Ric RECORD Curitiba, Ric RECORD Maringá, Ric RECORD Londrina e Ric RECORD Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida.
Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric. A Ric Creators é a unidade de negócios do Grupo Ric dedicada ao marketing de influência.
Tópicos
Leia mais
 
		
			 
		
			1 milhão de famílias deixa o “Bolsa Família” em julho
 
		
			Alimenta 2025 encerra primeira edição com foco em biosseguridade, inovação e novos mercados
 
		
			Audiência Pública na Assembleia Legislativa debaterá efeitos de tarifas dos EUA sobre economia paranaense
 
		
			 
	 
		