
Catuaí Cascavel recebeu ação do Hemocentro para cadastro de doadores de medula óssea
Entrelaçando saúde e solidariedade, ação no Catuaí Shopping Cascavel incentiva cadastro de doadores de medula óssea

Uma agulha e uma linha. No corpo humano, características genéticas costuram a cor dos olhos e do cabelo, o comprimento das unhas, o tipo de pele, a corrente sanguínea; escolhem o tamanho de um nariz, qualidade de visão, personalidade. No Brasil, em 2025, uma pesquisa da Universidade de São Paulo identificou mais de 8,7 milhões de variações genéticas nos cidadãos do país, dentre os nossos 212 milhões de habitantes.
A chance de compatibilidade genética entre duas pessoas é, praticamente, inalcançável. Contudo, transfusões e transplantes, apesar de exigirem uniformidade em características selecionadas, são atividades frequentes no tratamento de pacientes com doenças graves. Dessa forma, quanto maior a quantidade de doadores em um registro nacional, maior, também, a chance de encontrar alguém compatível.
Doação de medula óssea
A medula óssea, ou tutano, é responsável pela produção dos glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas do sangue. Para pacientes com leucemia, linfomas e demais doenças, o transplante desse tecido gelatinoso, localizado no interior dos ossos, é essencial.
Em 2024, foram cadastrados, no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), mais de 5,9 milhões de voluntários. Num âmbito internacional, o Brasil é o terceiro país com a maior quantidade de doadores de medula óssea, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. A compatibilidade entre o doador registrado no Redome e o paciente receptor é medida pelo exame HLA, Antígeno Leucocitário Humano, que determina a tipagem de um conjunto de proteínas encontrado na superfície da maioria das células do corpo.
Para se tornar um doador de medula, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em boas condições de saúde, e não ser diagnosticado com doenças infecciosas, autoimunes ou hematológicas. O cadastro é feito no Hemocentro local, mediante apresentação de documento oficial com foto, CPF e retirada de uma pequena amostra de sangue, que é, então, enviada para um laboratório especializado e submetida ao exame de histocompatibilidade (HLA).
Eliane Vignatti Avancini, assistente social responsável pelo Hemocentro de Cascavel, explica que o doador não precisa se cadastrar mais de uma vez: “esses dados são guardados pelo Redome, e a pessoa fica registrada até completar 60 anos”. Avancini completa: “quando o paciente tem a indicação de um transplante, a primeira coisa que o médico vai fazer é pesquisar na família algum doador compatível. Cerca de 30% das pessoas conseguem encontrar essa compatibilidade na família, mas 70% precisa de um doador voluntário, cadastrado na rede nacional”.
Medula óssea x medula espinal
A assistente social do Hemocentro de Cascavel realça a importância de compreender a diferença entre medula óssea e medula espinal: “Muitas pessoas confundem as duas, e acreditam que, para doar a medula óssea, o médico vai tirar líquido da coluna. Essa ideia equivocada impede muitos de se cadastrarem como doadores”.
A medula óssea pode ser doada de duas maneiras, a partir do momento em que o doador registrado aceita a convocação do Redome: por meio da aférese, na qual o voluntário toma um medicamento que possibilita a retirada do tutano pelas veias do braço; ou com uma punção na crista ilíaca, procedimento realizado em centro cirúrgico com anestesia, no qual a medula é retirada do interior dos ossos da bacia. Em ambas as situações, a medula óssea do doador se recompõe em 15 dias.
Uma tarde de cadastro
Na última quarta-feira (27), o Hemocentro de Cascavel promoveu, no Catuaí Shopping Cascavel, uma ação de conscientização e cadastro de doadores de medula óssea. Das 13h às 17h, profissionais especializados incentivaram e orientaram os visitantes sobre a importância do gesto.
Karen Jeniffer Ruths, gerente do Cineflix do Catuaí, aproveitou a oportunidade para retirar a amostra de sangue e se cadastrar dentro do Shopping. “Quando passei pelo espaço, me explicaram que estavam promovendo uma ação para o registro de doadores de medula, e eu já resolvi me tornar doadora ali mesmo”.
“Vir até a população facilita. Às vezes, a pessoa já está aqui no Shopping e até tem vontade de fazer o cadastro, mas nunca foi até o Hemocentro”, afirma a assistente social, Eliane Avancini. Para a médica Daniele Daga, que, passeando pelo Catuaí, decidiu se registrar como doadora, a facilidade de realizar o cadastro no estabelecimento foi um motivador: “Já faz algum tempo que eu estava querendo me cadastrar. Eu sou médica e eu tenho interesse em fazer hematologia, então eu sei como é difícil achar um doador compatível”, explica.
A estrutura do empreendimento foi essencial na realização dessa ação que, para Claudia Michiura, superintendente do Catuaí, “reforça a identidade do Shopping como um espaço incentivador de causas sociais, que se adapta e disponibiliza sua estrutura para promover a saúde e o bem-estar”.
Registro
Se você tem interesse em se tornar doador de medula óssea, dirija-se ao Hemocentro mais próximo e leve um documento com foto. Após a assinatura de um termo de concordância, é retirada uma amostra de 5ml de sangue. Caso surja um paciente compatível e com necessidade de transplante, o próprio Redome entra em contato com o doador. Para mais informações, acesse o site: https://redome.inca.gov.br/
Sobre o Catuaí Shopping Cascavel
Inaugurado em novembro de 2024, o Catuaí Shopping Cascavel é o maior centro comercial do Oeste do Paraná. Com administração própria, o Catuaí conta com 83 mil m² de área construída e 42 mil m² de Área Bruta Locável, reunindo mais de 280 operações. O Shopping destaca-se pelo conceito “one-stop destination”, apresentando soluções que vão além do varejo tradicional, como Centro Médico, academia, supermercado, cinema com salas modernas, Pet Park, Espaço Kids, Centro de Ensino e muito mais.
Tópicos
Leia mais


Cascavel recebe sete novas ambulâncias e fortalece a saúde pública

Catuaí Cascavel apoia Hemocentro de Cascavel em campanha de doação de sangue

Com apoio do Catuaí Cascavel, Uopeccan inaugura quiosque para reforçar auxílio a pacientes com câncer
