Câmara de Cascavel conquista maior nota de transparência de sua história
A Câmara Municipal de Cascavel atingiu, em 2025, a maior pontuação já registrada no Índice de Transparência da Administração Pública do Tribunal de Contas do Paraná. Com 98,11%, o Legislativo também alcançou a maior classificação dentro do programa e passou da categoria Ouro para Diamante.
Os dados disponibilizados pelo TCE, e validados pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), mostram ainda que a Câmara de Cascavel obteve a maior nota entre as cinco maiores câmaras municipais do Paraná: Cascavel – 98,11%; Curitiba – 94,18; Londrina – 95,49; Maringá – 95,04; Ponta Grossa – 89,16; e Foz do Iguaçu – 95,65.
Também na comparação com o Poder Executivo dos maiores municípios paranaenses, o Legislativo alcançou nota superior: Curitiba – 94,16; Londrina – 93,71; Maringá – 94,45; Ponta Grossa – 87,60; e Foz do Iguaçu – 93,95.
Segundo o controlador interno da Câmara, Maycon Pimentel, o índice avalia o grau de transparência dos portais públicos, com foco na facilidade de acesso e na clareza das informações. “O objetivo é tornar o Paraná referência nacional em transparência e garantir que o cidadão possa acessar os dados de forma simples, rápida e compreensível”, destaca.
Entre os itens avaliados estão a divulgação completa de licitações, contratos e pagamentos em tempo real; dados detalhados sobre diárias; lista atualizada dos parlamentares com foto, partido e biografia; gravação e transmissão de sessões; votações nominais; histórico de legislação; canais de participação popular; e ferramentas de busca eficientes.
O presidente da Câmara, Tiago Almeida (Republicanos), ressalta o trabalho técnico contínuo que garante a atualização das informações. “Todos os dias centenas de dados são inseridos no portal. Isso permite que qualquer cidadão acompanhe projetos, votações, sessões ao vivo e acesse todos os canais de comunicação da Casa”, afirma.
O objetivo da Câmara de Cascavel, segundo Tiago Almeida, para o próximo exercício, é atingir 100% de transparência pública. As informações completas podem ser consultadas no portal do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
O ITP classifica os portais em níveis que vão de Inexistente a Diamante, conforme o percentual de atendimento aos critérios essenciais. Portais com mais de 95% e que cumprem todos os requisitos fundamentais alcançam a categoria máxima.