Aprender Conectado visita escolas públicas em Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Marquinho e Palmital
Equipe acompanha avanço da conectividade e dialoga com gestores para ampliar impacto pedagógico da internet de alta velocidade em municípios do interior do Estado
São Paulo, 18 de fevereiro de 2026 – O programa Aprender Conectado realiza nesta semana visitas técnicas a escolas públicas dos municípios de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Marquinho e Palmital, no Paraná. A iniciativa tem como objetivo acompanhar a implementação da conectividade, verificar o funcionamento da infraestrutura instalada e fortalecer o diálogo com gestores escolares e autoridades locais.
“A presença de nossas equipes nos territórios fortalece a transparência e o acompanhamento de um projeto que contribui para o desenvolvimento educacional e regional”, explica Flávio Santos, diretor-geral da Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), entidade responsável pela implementação do projeto. “Nosso compromisso vai além da entrega técnica da infraestrutura. Queremos garantir que a conectividade esteja funcionando plenamente e que se traduza em oportunidades reais de aprendizagem para os estudantes”, afirma.
Em municípios de porte pequeno, economia fortemente baseada na agricultura e presença de comunidades rurais, a conectividade é um vetor de inclusão social. A chegada da internet de alta velocidade amplia o acesso a plataformas pedagógicas, conteúdos digitais e oportunidades de formação para professores e estudantes.
Roteiro
Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, a equipe do Aprender Conectado vai visitar 4 cidades e 11 escolas beneficiadas pelo projeto.
Estágio da conectividade na região
Em Laranjeiras do Sul, o Programa Aprender Conectado já alcançou 100% das escolas planejadas, totalizando 3 estabelecimentos ligados à banda larga e 113 alunos beneficiados.
Já em Nova Laranjeiras, o projeto ainda está em fase de implantação, totalizando 1 escola conectada de um total de 3 previstas, beneficiando 32 matrículas, avançando na ampliação da conectividade educacional em contexto majoritariamente rural.
Em Marquinho, a fase de implantação também prossegue, com 1 escola conectada e 33 alunos beneficiados de um total de 2 unidades planejadas, fortalecendo a inclusão digital.
Em Palmital, o projeto está em estágio avançado de implantação, com 5 escolas conectadas de um total de 7 planejadas, aproximando-se da plena cobertura das unidades previstas no escopo do programa.
Sobre o projeto
No Paraná, 821 escolas compõem o escopo do Aprender Conectado, das quais 176 já foram conectadas, representando aproximadamente 21% de execução.
O Projeto Aprender Conectado atingiu a marca de 18 mil escolas públicas conectadas em 1.932 municípios, a maioria localizada nas regiões mais remotas do país. Desse total, 13.083 escolas estão em áreas rurais, 855 em territórios indígenas, 966 em comunidades quilombolas e as demais em áreas urbanas socialmente vulneráveis.
Os desafios de ordem logística para assegurar o acesso à internet de alta velocidade demandam uma mobilização complexa e soluções diferentes. Do total de escolas contempladas, 11.345 receberam conexão via fibra óptica, enquanto as demais foram atendidas por satélite (5.496) ou rádio.
A Eace não apenas fornece essa infraestrutura, mas também avalia e implementa soluções técnicas para a manutenção e a garantia de sinal de qualidade nas escolas atendidas. Em escolas onde não há abastecimento de energia elétrica é instalado um gerador de energia solar para garantir o funcionamento da internet e fornecer iluminação às salas de aula. Até o momento, 1.518 escolas receberam esse tipo de suporte.
Estratégia Nacional
O Projeto Aprender Conectado tem por objetivo levar internet de alta velocidade para cerca de 40 mil instituições públicas de ensino localizadas em áreas remotas do país. A iniciativa integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), política pública coordenada pelo Ministério da Educação e Ministério das Comunicações, para garantir internet de alta velocidade em 138 mil escolas em todo o Brasil.
Mais informações
A divulgação de iniciativas na área de educação pelos meios de comunicação é fundamental para informar a sociedade, fomentar o debate público e incentivar a participação das comunidades na vida escolar. Caso haja interesse em divulgar os impactos do Aprender Conectado, temos a possibilidade de levantar dados específicos por região, de agendar entrevistas com os gestores das escolas e até mesmo de fazer visitas a algumas delas. Entre em contato conosco.
Ganesh Comunicação
Adriana Souza
11 99967 9978
aprenderconectado@ganeshcom.biz
Tópicos
Leia mais
Ampliação do Programa Colégios Cívico-Militares para as escolas de educação em tempo integral avança na Assembleia
Assembleia debate ações para reverter adoecimento de professores das escolas estaduais do Paraná
Assembleia Legislativa celebra o Dia dos Professores e reconhece o papel essencial dos educadores