Assine já
Educação

Aprender Conectado visita escolas públicas em Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Marquinho e Palmital

Equipe acompanha avanço da conectividade e dialoga com gestores para ampliar impacto pedagógico da internet de alta velocidade em municípios do interior do Estado

Aprender Conectado visita escolas públicas em Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Marquinho e Palmital

São Paulo, 18 de fevereiro de 2026 – O programa Aprender Conectado realiza nesta  semana visitas técnicas a escolas públicas dos municípios de Laranjeiras do Sul,  Nova Laranjeiras, Marquinho e Palmital, no Paraná. A iniciativa tem como objetivo  acompanhar a implementação da conectividade, verificar o funcionamento da  infraestrutura instalada e fortalecer o diálogo com gestores escolares e autoridades  locais. 

“A presença de nossas equipes nos territórios fortalece a transparência e o  acompanhamento de um projeto que contribui para o desenvolvimento educacional e  regional”, explica Flávio Santos, diretor-geral da Administradora da Conectividade de  Escolas (Eace), entidade responsável pela implementação do projeto. “Nosso  compromisso vai além da entrega técnica da infraestrutura. Queremos garantir que a  conectividade esteja funcionando plenamente e que se traduza em oportunidades  reais de aprendizagem para os estudantes”, afirma. 

Em municípios de porte pequeno, economia fortemente baseada na agricultura e  presença de comunidades rurais, a conectividade é um vetor de inclusão social. A  chegada da internet de alta velocidade amplia o acesso a plataformas pedagógicas,  conteúdos digitais e oportunidades de formação para professores e estudantes. 


Roteiro 

Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, a equipe do Aprender Conectado vai visitar 4  cidades e 11 escolas beneficiadas pelo projeto.


Cidade 

Escola

Nova Laranjeiras 

EM Manoel Koenner (EI e EF)

Laranjeiras do Sul 

EM João Rodrigues da Silva 

EM Josimo Moraes de Tavares  

EM Raquel de Queiroz 



Marquinho 

EM Candido Xavier 

EM Domingos Lopes

Palmital 

EM Antonio Vieira 

EM Apolônia Back 

EM Carlos Chagas 

EM Coelho Neto 

EM Tiradentes 

EM Victor Grande


Estágio da conectividade na região 

Em Laranjeiras do Sul, o Programa Aprender Conectado já alcançou 100% das escolas  planejadas, totalizando 3 estabelecimentos ligados à banda larga e 113 alunos  beneficiados. 

Já em Nova Laranjeiras, o projeto ainda está em fase de implantação, totalizando 1  escola conectada de um total de 3 previstas, beneficiando 32 matrículas, avançando  na ampliação da conectividade educacional em contexto majoritariamente rural. 

Em Marquinho, a fase de implantação também prossegue, com 1 escola conectada e  33 alunos beneficiados de um total de 2 unidades planejadas, fortalecendo a inclusão  digital. 

Em Palmital, o projeto está em estágio avançado de implantação, com 5 escolas  conectadas de um total de 7 planejadas, aproximando-se da plena cobertura das  unidades previstas no escopo do programa. 


Cidade 

Escolas Planejadas 

Escolas Conectadas 

Estágio

Nova Laranjeiras 

Em fase de  

implantação

Laranjeiras do Sul 

100% das escolas  planejadas  

conectadas

Marquinho 

Em fase de  

implantação

Palmital 

Implantação  

avançada


Sobre o projeto 

No Paraná, 821 escolas compõem o escopo do Aprender Conectado, das quais 176  já foram conectadas, representando aproximadamente 21% de execução.

O Projeto Aprender Conectado atingiu a marca de 18 mil escolas públicas conectadas  em 1.932 municípios, a maioria localizada nas regiões mais remotas do país. Desse  total, 13.083 escolas estão em áreas rurais, 855 em territórios indígenas, 966 em  comunidades quilombolas e as demais em áreas urbanas socialmente vulneráveis. 

Os desafios de ordem logística para assegurar o acesso à internet de alta velocidade  demandam uma mobilização complexa e soluções diferentes. Do total de  escolas contempladas, 11.345 receberam conexão via fibra óptica, enquanto as  demais foram atendidas por satélite (5.496) ou rádio. 

A Eace não apenas fornece essa infraestrutura, mas também avalia e implementa  soluções técnicas para a manutenção e a garantia de sinal de qualidade nas escolas  atendidas. Em escolas onde não há abastecimento de energia elétrica é instalado um  gerador de energia solar para garantir o funcionamento da internet e fornecer  iluminação às salas de aula. Até o momento, 1.518 escolas receberam esse tipo de  suporte. 


Estratégia Nacional  

O Projeto Aprender Conectado tem por objetivo levar internet de alta velocidade para  cerca de 40 mil instituições públicas de ensino localizadas em áreas remotas do país.  A iniciativa integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), política  pública coordenada pelo Ministério da Educação e Ministério das Comunicações,  para garantir internet de alta velocidade em 138 mil escolas em todo o Brasil.  


Mais informações 

A divulgação de iniciativas na área de educação pelos meios de comunicação é  fundamental para informar a sociedade, fomentar o debate público e incentivar a  participação das comunidades na vida escolar. Caso haja interesse em divulgar os  impactos do Aprender Conectado, temos a possibilidade de levantar dados  específicos por região, de agendar entrevistas com os gestores das escolas e até  mesmo de fazer visitas a algumas delas. Entre em contato conosco. 

Ganesh Comunicação 

Adriana Souza 

11 99967 9978 

aprenderconectado@ganeshcom.biz

Tópicos

Leia mais

Ver mais