Leia mais

Projeto de estímulo à leitura completa oito anos

Lançado em 2016, projeto celebra longevidade levando leitura para as crianças da Escola Municipal da Transparência

16 de setembro de 2016 – A edição de número 2.011 do Pitoco trazia o lançamento do projeto PitocoFuturo na escola Gladis Tibola e ilustrava o texto com foto do aluno Gustavo Alves, imagem obtida em outra escola beneficiada pela ação, a Aloys João Mann, do bairro Cancelli.

O PitocoFuturo completou oito anos em 2024, e está presente em quase todas as escolas da cidade. No último dia 4 de julho mais uma escola de Cascavel recebeu o projeto de estímulo à leitura. Trata-se da Escola Municipal da Transparência, nas franjas do bairro Floresta, Porção Norte do município.

ENCANTAMENTO

A Escola da Transparência atende em tempo integral, oferece aos seus 472 alunos atividades como capoeira, música (flauta doce, violão), dança, ginástica, ensino trilingue (português, inglês e espanhol) e robótica, entre outras atividades. “Todo mundo fica encantado quando chega a escola”, diz o jovem diretor, Lucas Teixeira. 

O encantamento traz uma demanda difícil de atender. Segundo o assessor geral da Secretaria Municipal de Educação, Dejair Marcio, “todos os dias recebemos ligações de pais querendo vaga na Escola da Transparência, temos uma lista de espera imensa”.

Para o educador, projeto como o PitocoFuturo conectam os alunos com o noticiário local, da cidade em que vivem. “E concentram a criança e a comunidade escolar na leitura, diferente dos meios digitais, cujas notificações dispersam a concentração”, disse.

SERES PENSANTES

Segundo a supervisora de RH da Moinho Regio Alimentos, Iracema Bielski - empresa parceira do PitocoFuturo na Escola da Transparência - projetos de estímulo a leitura geram cidadãos com capacidade crítica, seres pensantes.

Presente ao lançamento, o prefeito Leonaldo Paranhos destacou a linha editorial pluralista e engajada nas causas da comunidade “que marcaram a trajetória do jornal até aqui”.

O empresário Bernardo Badotti, do Moinho Regio Alimentos, enfatizou a responsabilidade social das empresas, e neste aspecto, o olhar da comunidade para a educação de qualidade. 

O primeiro parceiro do projeto PitocoFuturo foi o ex-vereador Atair Gomes de Silva.

+ Leia mais