Leia mais

Refúgio de excelência

Instalado em área de mais de 1 milhão de metros quadrados, o Sesc Cascavel Hotel Fazenda é inaugurado; construtores descrevem os desafios de cumprir prazo em um calendário devorado pela pandemia

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR inaugurou um marco em sua trajetória de expansão: o Sesc Cascavel Hotel Fazenda. Localizado em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, o novo hotel promete ser um refúgio rural de excelência. A cerimônia de inauguração ocorreu no último dia 14 de junho.

“Fico muito feliz e agradecido por poder entregar uma obra desse porte para a cidade de Cascavel e a região Oeste, beneficiando os trabalhadores do comércio, comerciantes e o público com uma infraestrutura completa de lazer para dias de descanso e para as férias. A obra feita com muito planejamento e cuidado na preservação do meio ambiente. Temos uma área de Reserva Legal de 16,15 hectares e que, além de guardar exemplares únicos das nossas florestas, será um deleite aos olhos e à alma dos nossos visitantese hóspedes”, disse o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Situado estrategicamente na BR-277, Km 568, ao lado da praça de pedágio, o Sesc Cascavel Hotel Fazenda oferece uma infraestrutura impressionante com mais de 16.780,7 m² de área construída. O edifício principal dispõe de 60 apartamentos, além de um parque aquático que inclui piscina infantil, piscina com hidromassagem e borda infinita, além de uma lanchonete. Outros dez chalés fazem parte do empreendimento, que poderá hospedar até 208 pessoas simultaneamente.

O hotel possui um restaurante com capacidade para 250 pessoas, bar e café. No complexo esportivo, os hóspedes encontrarão um espaço fitness, ginásio poliesportivo, quadra de tênis, quadra de futebol em grama sintética, duas quadras de vôlei de areia, playground redário e bicicletas para passeio. As opções de entretenimento incluem um cinema, Home Theater, sala de jogos, brinquedoteca, loja de souvenirs, além de amplo estacionamento. Deck com vista panorâmica para piscinas, bosque, passagem dos trens e o pôr do sol característico da região Oeste completam a infraestrutura.

10 MIL HÓSPEDES “A inauguração deste hotel representa um avanço significativo para Cascavel. Com a previsão de receber até 10.400 hóspedes por ano, o hotel oferecerá estadias de longa permanência, de sete dias, proporcionando aos trabalhadores do comércio um lugar para desfrutar de suas férias. Estamos empenhados em promover uma conexão entre o hotel e os nossos pontos turísticos. Este projeto eleva Cascavel a um novo patamar. Agradeço a todos os envolvidos, ao empenho do vice-governador do estado e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR por tornar esta visão uma realidade”, pontua o prefeito Leonaldo Paranhos.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, presente à inauguração, também enalteceu os potenciais turísticos do Paraná e destacou as qualidades do município. “Cascavel, pelo momento que passa tão positivo de crescimento econômico, crescimento empresarial, crescimento do nosso agronegócio, com as cooperativas crescendo muito, a cidade se desenvolvendo, se transformando em uma das cidades mais modernas do país, merecia um empreendimento desse”, afirmou o governador.

SUSTENTABILIDADE

Um dos destaques do Sesc Cascavel Hotel Fazenda é o Centro de Convenções, com capacidade para 500 pessoas, completo com camarins, Sala VIP e Business Center. 

Comprometido com a sustentabilidade, o hotel possui poços artesianos, utiliza aquecimento de água com placas solares, geração de energia fotovoltaica, estações de tratamento de água e esgoto, reutilização de água da chuva, práticas de compostagem, preservando mais de 200 mil m² de áreas de mata nativa. O hotel dispõe de dois elevadores panorâmicos, geradores de energia e sistema de segurança com 90 câmeras. O sistema de tratamento em piscina elevada é outro diferencial da infraestrutura.

“ALTÍSSIMO PADRÃO”

Todos os ambientes são totalmente climatizados, garantindo o conforto dos hóspedes em qualquer estação do ano. Além disso, o espaço possibilita caminhadas com acessibilidade e identificações em braile. “O Sesc PR realizou um investimento significativo em torno de R$105 milhões, na construção do Sesc Cascavel Hotel Fazenda. Estamos entregando ao público uma estrutura de altíssimo padrão, que oferece conforto e relaxamento, ideal para acolher tanto eventos corporativos quanto famílias em busca de lazer e descanso. Este é o nosso segundo empreendimento hoteleiro do Sesc Paraná, o primeiro é o Hotel Sesc Caiobá, refletindo nossa vasta experiência no Turismo Social e compromisso com a qualidade e bem-estar de nossos hóspedes”, reforça o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes. 

COMISSÃO DE OBRAS

A Comissão de Obras responsável pela realização deste projeto é presidida pelo conselheiro do Sesc PR Carlos Rodrigues do Nascimento e composta pelos também conselheiros Nelcir Antônio Ferro, Luis Antônio Langer, Gélcio Miguel Schibelbein, Beloir João Rotta e Everton Calamucci. “Sinto satisfação e honra por ter sido nomeado para gerenciar esse empreendimento, que é o maior investimento do Sesc PR. Destaco o trabalho conjunto com a área técnica, a presidência e o conselho do Sesc, especialmente durante a pandemia, quando enfrentamos incertezas, mas conseguimos manter o equilíbrio e concluir a obra. O hotel é mais do que um novo equipamento turístico; é uma oportunidade para fomentar o turismo e a economia local”, conclui Carlos Rodrigues do Nascimento.

Pandemia desafiou a obra e deixou uma marca indelével

Entre a pedida do empresário cascavelense e líder empresarial do segmento de comércio, Agostinho Sabadin, e a entrega do Hotel Sesc foram 15 anos. No discurso que proferiu na inauguração, o presidente do Sistema Fecomércio e vice-governador Darci Piana detalhou o nascedouro do empreendimento. “Naquela ocasião, uma década e meia atrás, o Sabadin pediu uma obra de R$ 130 milhões. Hoje estamos entregando”, disse Piana.  

Sabadin é conselheiro fiscal do Sesc, fundador de uma das mais tradicionais empresas do ramo automotivo, a Copeçal, além de “bocheiro” e incentivador do esporte amador desde sempre. Piana também destacou os desafios enfrentados para manter a obra dentro do calendário e do orçamento. “Iniciamos o empreendimento no auge da epidemia de Covid. De uma semana para outra, um insumo importante como o aço subiu 120%”, relatou o presidente.

OS CONSTRUTORES

A obra foi executada pelo consórcio Abapan/Village Construções, ambas as construtoras com profundos vínculos com Cascavel. “Tocar uma obra desta dimensão em meio a uma pandemia foi algo que nunca havíamos enfrentado antes. Dos 300 operários que tínhamos na obra, mais de um terço enfrentaram a Covid. Lamentavelmente perdemos um mestre de obra e um operário para a doença. Seguimos em frente, a obra não parou um único dia, e entregamos tudo dentro do prazo”, disse o empresário José Vidal Boaretto.

Ele destacou outros desafios, como manter um alojamento com 80 operários e o deslocamento por ônibus próprio das construtoras para o local do hotel. “A distância da cidade exigiu toda uma estrutura física e logística diferenciada”, disse.hot

Ao agradecer o time de operários e técnicos que aturam na construção do hotel, bem como as autoridades ambientais, prefeitura e bombeiros, Boaretto destacou a arquitetura da obra. “Casou com a topografia do terreno, é um belíssimo hotel que todo construtor gostaria de ter em seu portfólio. Agradeço a Fecomércio por ter confiado a nós essa empreitada”, enfatiza o empresário.

+ Leia mais