“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”. (Mario Quintana)
Objetivo - Possibilitar aos assinantes com mais de 10 anos de vínculo com o jornal a oportunidade de reafirmar a confiança no papel institucional do Pitoco na sociedade e – em paralelo – realizar uma ação ambiental e educacional capazes de inspirar ações altruístas na comunidade.
Ações - O assinante #PitocoFuturo contrata uma década de assinatura e obtém a assinatura remida, passando a integrar um seleto grupo de conselheiros editoriais do jornal que será reunido anualmente. Seu gesto é uma aposta no amanhã e será marcado pela doação do jornal para uma escola pública ou privada a livre escolha do assinante.
A doação será de uma assinatura do Pitoco (que poderá ser no papel ou digital), para a biblioteca da instituição. O ato da doação será registrado pelo editor do jornal, representante da escola beneficiada e pelo assinante #PitocoFuturo.
Uma singela placa irá indicar que aquela instituição está beneficiada por uma assinatura de uma década do Pitoco, a título de despertar o gosto pela leitura nas novas gerações e lapidar o senso crítico e cidadão a partir do jornalismo comprometido com as causas da comunidade.
Também na mensagem fixada na biblioteca, consta o nome do assinante #PitocoFuturo, doador da assinatura como retribuição aos ensinamentos adquiridos em sua vida estudantil.
Por fim, em parceria com a ONG Amigos dos Rios, o assinante #PitocoFuturo será homenageado com o plantio de um ipê, árvore símbolo de Cascavel, na Praça do Ipê.
O projeto também constitui o Fundo Soberano do Pitoco, visando manter o jornal fora da esfera de influência do poder econômico ou político, assegurando a isenção editorial e a plena liberdade de expressão a serviço da comunidade.
Disse Bill Gates, fundador da Microsoft: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.
# PitocoFuturo – Olhando pra frente!