Leia mais

Um cascavelense na Ordem 

“São 1,9 mil faculdades de Direito no Brasil, 130 no Paraná, 32 em Curitiba; em muitas delas nem vestibular tem mais, é fazer a inscrição e cursar”

Luiz Fernando Pereira, cascavelense da gema, é candidato à presidência estadual da Ordem dos Advogados do Brasil pela tradicional chapa XI de Agosto. Se eleito for, será o primeiro nativo da cobra a ocupar tal posição. Luiz Fernando nasceu aqui, estudou no Marista, frequentou o Tuiuti e se estabeleceu em Curitiba aos 12 anos de idade na “bagagem” da carreira política do pai, Mário Pereira, também primeiro e único governador cascavelense.

Ele é crítico ao Conselho Federal da OAB, que vê como entidade distante da vida do advogado, e “sem legitimidade política” para representar a categoria, conforme enfatizou o candidato no PitoCast, o podcast do Pitoco. 

E traça um cenário desafiador para o ofício: 1,5 milhão de advogados no Brasil, 90 mil no Paraná, “30% deles ganhando até dois salários mínimos”. Entre outras propostas, Luiz Fernando defende que o valor integral da anuidade paga à OAB seja convertida em crédito complementar para a formação continuada dos advogados. 

“Não tem um botão mágico para resolver isso, é lógica de mercado, não há como revogar a lei da oferta e da procura, mas é possível agir para restaurar a auto-estima do advogado”, disse.

FÁBRICAS DE DIPLOMA

Luiz Fernando também atribuiu à inação do Conselho Federal da OAB a expansão desenfreada de novos cursos de Direito. “São 1,9 mil faculdades no Brasil, 130 no Paraná, 32 em Curitiba; em muitas delas nem vestibular tem mais, é fazer a inscrição e cursar”, diz o candidato.

A eleição para nova diretoria da OAB-PR será em 22 de novembro com três chapas inscritas. Além de Luiz Fernando, disputam a presidência os advogados Marluns Arns e Flavio Pansieri

+ Leia mais