Leia mais

Rampas e fuscas dos anos 1970

Monumento da Praça do Migrante está entre os cartões postais da cidade; do ponto de vista histórico, é o principal marco de Cascavel 

A Praça do Migrante Florêncio Galafassi é um dos logradouros públicos mais fotografados de Cascavel. Com 9,5 mil metros quadrados, tem como destaque o “Monumento ao Migrante” e as bandeiras de todos os estados brasileiros.

Está localilzada na confluência da Avenida Brasil com Tancredo Neves, no antigo traçado da rodovia BR-277, alterado posteriormente por um contorno, na região que abrigou os primeiros empreendimentos comerciais da cidade, o chamado “Patrimônio Velho”, que também abriga o “ponto zero” e a lendária encruzilhada. Foi projetada e construída para homenagear os migrantes que formaram o município e sua base populacional, apontando suas regiões de origem.

NOME E SIMBOLOGIA

O projeto da praça foi elaborado por uma premiada equipe paranaense de arquitetos, formada por Joel Ramalho, Leonardo Oba e Guilherme Zamoner, vencedora de um concurso público para tal. O trio curitibano ganhou, na mesma época, outros concursos importantes, como o edifício sede do BNDES e o anexo da Assembleia Legislativa do Paraná. A construção e a inauguração da Praça do Migrante se deram em 1977.

Leva o nome do pioneiro Florêncio Galafassi, que nasceu no município gaúcho de Bento Gonçalves em 1898 e migrou para Cascavel em 1948 para administrar a Industrial Madeireira do Paraná, em sociedade com a família Festugatto. Florêncio faleceu em 1976, aos 78 anos.

MONUMENTO PRINCIPAL

A principal característica da praça é o Monumento ao Migrante, constituído por um lago com chafariz, dentro do qual se encontra uma obra em estilo brutalista, formado por rampas de concreto que apontam para cinco regiões do Brasil. O tamanho de cada rampa representa a proporção e a origem dos migrantes que deram origem à cidade: a rampa maior está apontada para a região Sul, de onde vieram mais migrantes.A segunda maior aponta para a região Nordeste, a terceira o Centro-Oeste. A segunda menor representa os migrantes da região Sudeste e a menor da região Norte.

FALA, FOTO! 

A fotografia em preto e branco mostra a construção da praça, 47 anos atrás, no primeiro ano de mandato do prefeito Jacy Miguel Scanagatta (in memoriam). Os veículos denunciam a época: um trator na avenida, cinco fuscas e um Opala abastecendo no Posto Santo Antonio, com a pavimentação asfáltica em fase de implantação.

+ Leia mais