Nesta quarta-feira (16), o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros, a Selic, em 1,00 ponto percentual (p.p.), chegando a 11,75% ao ano. O Copom já afirmou que haverá outro ajuste na próxima reunião, daqui a três meses.
- O Copom tem tomado essa postura quanto a aumentar a taxa de juros, encarecendo empréstimos e financiamentos, para que haja menos dinheiro em circulação, empurrando a inflação, que é o aumento generalizado dos preços, para baixo.
Em comunicado, o Comitê disse:
“O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.”
Além da tentativa de equilibrar a inflação, o Copom considera que o conflito entre Ucrânia e Rússia contribuiu para um aperto das condições financeiras e para o crescimento das incertezas no cenário econômico mundial.
Diante da situação atual é preciso pensar com calma em relação a seu dinheiro, pois com um cenário turbulento, qualquer má escolha pode significar mais prejuízo, além do que já vem sendo imposto pelo cenário mundial. Sendo assim, invista com sabedoria!
Fonte: The Compass