Cascavel, Domingo, 25 de outubro de 2020

Leia mais

Orquídeas da Berta

Projeto comunitário enfeita rua no Country
Postado em 04/09/2020

Bertha, nome comum na Polônia, encontra significado no idioma germânico: brilhante. Berta Bartinik é o nome de uma rua de não mais que 200 metros, escondidinha, discreta, no elegante bairro Country, em Cascavel.

Ali os poucos vizinhos estão sempre empenhados em deixar a via que homenageia a pioneira da cidade bem cuidada. Em agosto último, a moradora Danieli Sanderson Silva, professora, plantou 21 orquídeas nas árvores que sombreiam a rua. Não se trata de iniciativa isolada. É um projeto comunitário denominado “A Rua é Nossa”. Agora, na Semana da Pátria, a rua Berta está toda enfeitada nas cores da bandeira.

Além da família Sanderson Silva, habitam também esse lugar encantado outros nomes bem conhecidos, como o ex-presidente da Cettrans, Paulo Porsch, o oncologista Fabio Araújo, o cirurgião Luiz Carlos de Andrade, Viviana Forcelini, coordenadora do curso de Direito da FAG, e o ex-secretário de Finanças, Angelo Malta.

QUEM FOI ELA?

Berta Bartinik trabalhou décadas no hotel Avenida, quase em frente à Havan, na Brasil. “Cozinhava, lavava roupa, cuidava da horta, mulher trabalhadora, fazia de tudo”, recorda-se a filha, Laudi, que nasceu em Cascavel há 82 anos.