Cascavel, Terça-feira, 22 de outubro de 2019

Leia mais

Você é um radical?

Teste rápido para saber se os políticos enlouqueceram você e o tornaram um cara inconveniente e chato
Postado em 25/06/2019

Quando o Estado Islâmico passou a recrutar jovens de classe abastada em países ricos como Bélgica, França, Alemanha, e Inglaterra, entre outros, a fina flor da intelectualidade europeia, recheada de filósofos, sociólogos e pensadores de diversos matizes, passou a perguntar incrédula: “O que levou esses jovens à radicalização política e religiosa?”

Observando a guerra política entre lulistas e bolsonaristas, capaz de levar os valentes às vias de fato dentro da própria família, questiona-se: o que enlouqueceu essa gente a ponto de expô-los ao ridículo desta forma?

A Coluna do Meio, na utópica missão de decifrar os mistérios da polarização tóxica que contamina as conversas até na rodinha de samba do bar ou na quermesse, elencou sintomas que alertam para diferentes estágios da doença que acomete os apaixonados pelos salvadores da pátria. Marque com um “x” as patacoadas que você cometeu:

- Já abandonou um grupo de whatsapp após bater boca com um amigo de longa data por causa de política. ( )

- Deixou de ouvir músicas e passou a insultar um cantor(a) ou artista que antes você amava porque ele/ela declarou voto em quem você odeia. ( )

- Quando você começa a discursar em uma roda de amigos o pessoal implora para mudar de assunto, alguns migram para o celular e outros deixam o local. ( )

- Você “passa pano” nas balbúrdias que seu político de estimação comete, e sempre encontra uma justificativa para aboná-lo. E a explicação preferida é acusar a mídia “corrupta”, o marxismo cultural ou as elites dominantes. ( )

- Em acalorados debates de rede social, você já chamou um ex-amigo de comunista ou fascista e segundos depois o bloqueou para impedir a réplica. ( )

RESULTADOS - Se você se identificou com um dos cinco sintomas de radicalização histérica, acalme-se. Você é apenas um chato, mas contenha-se, isso pode piorar e chato também roda. Se você marcou três itens, cuidado: político nenhum merece sua paixão alucinada e você pode se transformar em um cara ridículo e inconveniente. Você marcou os cinco itens? Procure tratamento psiquiátrico, você foi doutrinado. E cuide para não perder suas faculdades mentais, afinal, seu político querido precisa de seu voto e jamais irá prescindir de sua batalha kamikaze e heróica na rede social. Mesmo que isso lhe custe amigos, irmãos, pai, mãe, filhos...