Esportes

Inter insiste, e Shakhtar analisa liberar Taison antes de fim do contrato

Colorado tem acerto com o ídolo para a metade do ano e negocia maneira de antecipar chegada do atacante; clube ucraniano quer compensação

O Inter tem tudo acertado com Taison, mas o sonho de repatriar o ídolo ainda esbarra no Shakhtar Donetsk e - por ora - só será realidade a partir de julho. Mas o retorno do atacante após 11 anos pode ocorrer ainda antes do fim do contrato do atleta com o clube ucraniano, em 30 de junho.

Após chegar a um acordo financeiro com o jogador, o Inter emitiu um comunicado ao Shakhtar para formalizar o interesse e as conversas em andamento com Taison. Esta foi a estratégia adotada pela diretoria colorada para se proteger de uma eventual denúncia de aliciamento de parte dos ucranianos.

A intenção dos dirigentes colorados é antecipar a liberação de Taison para garantir sua chegada o mais breve possível. Inicialmente, a diretoria do clube do Leste Europeu rechaçou esta possibilidade. Mas o ge apurou que o Shakhtar mudou de postura e analisa liberar o atacante antes do fim de seu contrato.

Mas a tratativa não é nada simples e deve envolver uma compensação aos ucranianos. Esta compensação pode virar um "desconto" no interesse do Shakhtar por Vinicius Tobias.

Uma das principais promessas do Inter, o lateral-direito de 17 anos coleciona passagens por seleções de base e é monitorado também por clubes como Juventus e Real Madrid. O Shakhtar já fez uma investida para tentar sua contratação.

Inicialmente, a diretoria colorada sinalizou que gostaria de receber 10 milhões de euros (R$ 66,6 milhões na cotação atual) para liberar o garoto. A pedida assustou os ucranianos e foi considerada muito alta.

Foi então que o Inter sugeriu envolver a liberação de Taison para um eventual desconto. As partes conversam sobre esta possibilidade, mas não há grandes avanços até aqui.

O acerto com Taison

As conversas para a liberação antecipada pelo Shakhtar estão longe de um desfecho. Tanto que o acordo costurado pelo Inter com Taison ainda projeta a chegada do atleta em julho deste anos. É o que afirma uma pessoa do entrono do atacante ao ge.

As conversas entre as partes estão em andamento há tempos. O Colorado teve reuniões com os representantes de Taison, Alcyone e Diego Dornelles. Apresentaram a proposta de um salário de R$ 650 mil. O jogador de 33 anos aceitou reduzir o que ganha na Ucrânia para voltar ao Brasil após 11 anos.

Em entrevista ao portal GauchaZH, Alcyone Dornelles, um dos representantes do jogador, afirmou que Taison já assinou pré-contrato com o Inter. Em contato com o ge, o vice de futebol João Patrício Hermann nega esta informação.

 

Fonte: Globo Esporte e GacuhaZH 

+ Esportes