Cascavel, Quinta-feira, 23 de maio de 2019

Leia mais

Paranhos é reconhecido Prefeito Inovador 2018 em Tecnologia na Educação

Premiação foi concedida hoje, durante o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, em Ponta Grossa, que também reconheceu o DISS como "Projeto Inovador 2018"
Postado em 17/09/2018

Priorizar investimentos em tecnologia na Educação por meio de iniciativas como a robótica nas escolas rendeu ao prefeito Leonaldo Paranhos, em 18 meses de administração, o título de Prefeito Inovador 2018 - e à Fundetec, o prêmio de Projeto Inovador 2018 pelo lançamento do DISS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço). O reconhecimento veio publicamente nesta quinta-feira (13), durante o principal encontro de tecnologia para a administração pública do Estado, que continua nesta sexta-feira (14) em Ponta Grossa. É o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais.

"Quero compartilhar este reconhecimento com toda a nossa equipe e com a nossa cidade, pois tudo o que estamos fazendo é porque temos sintonia com a nossa população; é para construir uma cidade cada vez melhor e mais humana, para melhor atender às famílias. Temos avançado com programas como o Aprova Digital, o Alvará Online, o novo sistema de parquímetros na área central híbrido, a interação com a população por meio do Particity, o ConstRua Cidadão, o DISS, são todos voltados à nossa cidade. Sempre falamos da Fundetec, que esteve por muito tempo obsoleta, apesar dos bons profissionais que tem lá, como grande ferramenta de inovação, e hoje podemos comemorar esta otimização da Fundação", comemorou Paranhos, ao lado do presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Alcione Tadeu Gomes.

"São todos programas feitos para o avanço da cidade, para que a cada dia ela fique melhor. Amamos a nossa cidade, por isso trabalhamos com tanto empenho e dedicação", completou Alcione.

Evento direcionado a prefeitos, gestores e vereadores, o congresso visa auxiliar o planejamento municipal, aproximando os gestores do mercado fornecedor de tecnologias capazes de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, e reconhece, por meio da Rede Cidade Digital (RCD) - promotora do evento em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa - aqueles que se destacaram durante o  ano com iniciativas inovadoras nas mais diferentes áreas, com base em pesquisa que apontou o destaque de cada Município em cada setor. E Cascavel ganhou notoriedade com a inovação educacional.

Para chegar ao prêmio, a RDC analisou as publicações no Portal do Município, os investimentos feitos em robótica educacional nas escolas, a tecnologia empregada na formação de alunos e professores na sala de aula, ficando para Cascavel o destaque nessa categoria durante 2018, ano em que a Fundetec implantou também o "Projeto Criar", um espaço dentro da Fundação voltado para a formação de professores e de alunos de várias cidades da região, sendo hoje nossa cidade referência em criatividade e robótica para cidades vizinhas e para o Estado.

Saiu da Fundetec, também, o DiSS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço), iniciativa que a Fundetec inscreveu para concorrer ao Prêmio Projeto Inovador 2018, cujo dois protótipos estão em uso - um no Bairro Interlagos e outro em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida - visando à segurança da população.

Sobre a premiação

Ao todo 16 prefeitos do Paraná foram homenageados por inovações que estão em andamento em cada cidade. "Esta iniciativa valoriza os gestores que estão inserindo a tecnologia como estratégica no plano de desenvolvimento. Esse é o caminho para se ter maior controle de gestão e eficiência no serviço prestado", disse o diretor da RCD, José Marinho, que entregou a premiação a Paranhos e Alcione ao lado da vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

O evento reúne mais de cem municípios no Bourbon Convention Hotel. Conforme José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências e levar informação sobre iniciativas, soluções de mercado e políticas públicas direcionadas aos municípios.

Projetos Inovadores

Assim como a Fundetec inscreveu dez projetos e foi reconhecida com o DISS, outros 12 municípios receberam a certificação por projetos implantados nesta gestão e que estão resultando em melhor atendimento ao cidadão. "Foram diversos projetos submetidos à avaliação. Reforça ainda mais a atenção dada pelos municípios às Tecnologias da Informação e Comunicação", completa o diretor da RCD.