Assine já

A Cláudia do mix

Superintendente do Catuaí participou do podcast do Pitoco e descreve o desafio de gerir um shopping que se equipara a uma vibrante mini-cidade

A Cláudia do mix

O sobrenome dela remete para a terra do Sol Nascente: Michiura, fato que desautoriza conclusões precipitadas. Claudia Michiura vem de um dos enclaves mais germânicos do continente: Pomerode, interior de Santa Catarina.

O Michiura vem do marido, descendente de japoneses, homem que vira atração turística quando visita a terra da esposa. Cláudia chegou em setembro último a Cascavel com uma missão desafiante: a superintendência do Catuaí Shopping Cascavel.

Na entrevista que segue, ela dá a dimensão do desafio e a ênfase a construção de um mix de operações que possa atender diferentes públicos. E não é de pouca gente. Mantendo as médias obtidas até aqui, o Catuaí poderá somar meio milhão de visitantes por mês em 2025. Acompanhe a entrevista concedida ao Pitocast, o podcast do Pitoco no estúdio do Castilhos Coworking:


Que fatores são fundamentais para o sucesso de um shopping center? Um bom empreendimento tem que ter lazer, entretenimento, espaços agradáveis, e principalmente um mix bem cuidado de lojas, para que o cliente chegue lá, encontre tudo que precisa.


Traduzindo, um mix bem cuidado…

Não é simplesmente colocar qualquer operação. Tem que haver um cuidado, saber quantas lojas de calçados, roupa feminina, esportiva, quantas âncoras… o mix é que faz a diferença no empreendimento. E, logicamente, ambiente de acolhimento, um time que cuide do cliente.


Quem vem primeiro, o lojista ou o cliente?

São dois clientes importantes para cuidar quando se fala de administrar um shopping. Primeiro é o lojista, sem ele não existem shoppings. A partir daí, um cuidado esmerado com o cliente. 


É o suficiente?

Longe de ser. É preciso muito mais. Além do entretenimento e lazer, é preciso oferecer um ambiente saudável para negócios, espaços para o networking, ambientes para encontros corporativos. Tudo isso associado com o verde, o ajardinamento, fatores que acolhem e encantam.


Percebe-se que o desenho do shopping abre mão de alguns espaços para iluminar, arejar…

Um espaço que poderia ser aproveitado para um quiosque, colocamos paisagismo, uma palmeira exposta a luz natural. As pessoas precisam se sentir bem no ambiente. O Catuaí foi feito para as pessoas. Lugar claro, arejado, com muito verde, trata-se de um tendência universal no segmento, detalhe que faz toda a diferença.


Fale sobre o impacto do empreendimento na economia local.

O shopping começou a movimentar economia muito antes de abrir. Havia aqui muitos profissionais de fora da cidade e até de outros estados e países. É gente de franquias, redes, são 60 operações que não existiam em Cascavel. Então o impacto vai para além de gerar impostos e empregos, movimenta o mercado como um todo, do segmento imobiliário até o segmento de serviços, entre outros. 


Visivelmente, há espaços ainda inexplorados no Catuaí…

Temos oportunidades ainda a ofertar. Estamos conduzindo com cuidado redobrado, ainda mais seletivos, para completar o mix. Teremos novidades em breve, marcas novas, gente nova chegando. Estamos em tratativas com marcas muito interessantes que serão anunciadas em breve.


Pitocos podem transitar livremente no shopping?

Claro, os pets podem passear à vontade. Estamos providenciando um espaço para eles também na praça de alimentação. Para isso estamos em tratativas com a Vigilância Sanitária para atender todos os requisitos técnicos exigidos. Os pets podem passear pelo shopping, sempre com os tutores redobrando cuidados nos elevadores e escadas rolantes. Muito em breve, teremos um pet park no Catuaí, aguardem…


Como é administrar o dia a dia de algo tão grandioso?

É uma mini-cidade. São 1,5 mil pessoas trabalhando lá. Diariamente, nos dias de semana, recebemos entre 10 e 12 mil pessoas. Nos fins de semana e feriados, esse número pode chegar a 25 mil pessoas. Já atingimos a marca de 450 mil visitantes no mês.


Prontos para receber a turma do chapéu?

São esperadas cerca de 400 mil pessoas no Show Rural. É o primeiro ano do shopping disponível para esse público. Estamos preparados para recebê-los. A turma do chapéu é muito bem vinda e será muito bem recebida.