
Na Espanha, Itaipu e Itaipu Parquetec compartilham experiências na promoção dos ODS
Conferência FFD4 em Sevilha reúne governos de todo o mundo para destravar finanças relacionadas à Agenda 2030

Governos, empresas e organizações de todo o mundo se reúnem nesta semana, em Sevilha, Espanha, para a Quarta Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FFD4). O objetivo é discutir como financiar o déficit de US$ 4,2 trilhões para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecidos pelas Nações Unidas (ONU) há 10 anos.
A menos de meia década para o fim do prazo, os ODS estão “fora dos trilhos”, como definiu o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, na cerimônia de abertura, na manhã desta segunda-feira (30). A abertura também contou com a participação do rei da Espanha, Filipe VI, do presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez Pérez-Castejón, e das principais lideranças de organismos como o Banco Mundial, Organização Mundial do Comércio e Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa), entre outros.
Combate à fome, redução da pobreza e de outras desigualdades, ações climáticas, saúde, saneamento e energia renovável a preços acessíveis estão entre as principais necessidades de investimentos. Com o multilateralismo em crise e cenário internacional polarizado e com conflitos armados, o desafio para a mobilização de recursos se faz ainda maior. Por isso, a FFD4 pretende ser um ponto de virada, estabelecendo novas alianças e formas de mobilização de recursos. Nesse sentido, o evento dialoga com a COP 30, que será realizada em Belém, em novembro, e que tem entre os principais temas o financiamento para o enfrentamento da emergência climática.
A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec integram a delegação brasileira no evento. Conforme explica o diretor de Coordenação da Binacional, Carlos Carboni, além de acompanhar o debate que vai determinar os caminhos da Agenda 2030 nos próximos anos, o objetivo é compartilhar a experiência bem-sucedida da Itaipu na promoção do desenvolvimento sustentável por meio do programa Itaipu Mais que Energia, em 434 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
“A Itaipu tem uma trajetória consolidada em desenvolvimento territorial, cooperação internacional e financiamento de soluções locais com impacto climático e social, o que contribui com muitas das metas dos ODS. Nesse sentido, destaca-se o fomento à agroecologia, a recuperação de áreas degradadas, a estruturação para a coleta seletiva, transição energética, entre outras iniciativas que são realizadas com gestão participativa da comunidade e demais atores envolvidos”, afirmou Carboni.
Além do diretor, participam da delegação a chefe do escritório de Brasília e responsável por temas internacionais da Itaipu, Lígia Leite Soares, e o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo. Segundo Lígia, a presença da Itaipu também contribui com a discussão de temas-chave da COP30, especialmente o financiamento da transição ecológica, soluções climáticas em ações locais nos territórios e valorização do Sul Global como fonte de inovação e resposta à crise.
“Para avançar na Agenda 2030, precisamos ir além do discurso. A Itaipu mostra que é possível transformar metas globais em políticas públicas locais com impacto real. O financiamento internacional precisa chegar onde as soluções já estão acontecendo, nos territórios, e fazer com que elas ganhem a escala necessária”, afirmou.
A apresentação da experiência da Itaipu será nesta terça-feira (1º) durante o evento “Inovando a cultura de financiamento para o desenvolvimento: perspectivas a partir do Sul Global para o Pacto de Futuro”, promovido pelo governo brasileiro.
O evento contará com a presença do ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência; do embaixador Philip Fox, secretário de Assuntos Econômicos, Financeiros e de Serviços do Ministério das Relações Exteriores; e de outras autoridades, representantes da sociedade civil e instituições como Geledés, Banco da Amazônia, BNDES, Fundação Banco do Brasil, Gestos, Organismo Internacional da Juventude para a Iberoamérica e Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Tópicos
Leia mais


Acordo inédito vai permitir compra de 3 mil hectares de terras para indígenas Avá-Guarani, no oeste do Estado

Diretor-geral da Itaipu reúne corpo funcional para balanço de dois anos de gestão

Em cúpula do BRICS, diretor da Itaipu destaca papel do jovem na transição energética

Futuros moradores visitam casas construídas pelo Projeto Moradias
