Protegendo seus bens: por que contratar um seguro residencial?
Seguro residencial conta com coberturas para acidentes por causas naturais, roubo e imprevistos do dia a dia

Em 2024, notícias de desastres climáticos dominaram a mídia mundial. Com o aquecimento global, a tendência de alagamentos, enchentes e incêndios está cada vez mais alta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, mais da metade do território Sudeste e parte do Paraná correm riscos grandes ou perigosíssimos de incêndio. Além disso, a Casa Civil do Paraná indicou 162.926 ocorrências de roubo ou furto no Estado durante o ano de 2024.
Contudo, dados coletados pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apontam que apenas 17% da população brasileira conta com um seguro residencial. Rodrigo Vendrame, assessor de seguros e consórcios da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, realça a importância de adquirir um plano de seguro residencial e sua viabilidade de contratação.
Custo
Quando comparado ao montante do imóvel segurado, o seguro residencial tem custo baixo, afirma Rodrigo Vendrame. A quantia paga pelo contratante alcança cerca de 0,1 a 0,2% do valor do imóvel, e varia conforme o plano contratado. O seguro residencial se torna, então, “muito mais barato que o seguro automóvel, que é um bem de menor valor, mas com custo de seguro considerável, por exemplo”.
Vendrame explica que, pelo pacote de coberturas oferecidas por um seguro residencial contar com auxílios diversos, o segurado acaba ‘recuperando’ o investimento feito sem pagar mais nada por isso. O atendimento, tanto para imprevistos quanto em caso de sinistro, é feito por uma central disponível durante as 24 horas do dia.
Cobertura
Dentre as coberturas oferecidas por um seguro residencial estão casos de incêndio, raio e explosão, além de coberturas complementares, que podem ser acionadas em caso de vendaval, roubo ou furto, arrombamento e danos elétricos. “O seguro cobre o imóvel e seu conteúdo, compreendendo os bens de uso do segurado”, explica Vendrame.
Irio Biff, aposentado, relata sua experiência ao acionar o seguro residencial: “Passamos por uma situação complicada quando nosso fogão explodiu, causando bastante fumaça e fogo. No mesmo momento, entramos em contato com a central de seguros, que nos deu todo o suporte necessário e nos orientou sobre os próximos passos”. Biff também afirma que o processo para receber o valor de um novo fogão foi rápido, e levou menos de 30 dias. “Isso nos mostrou o quanto o seguro que contratamos nos traz confiança e tranquilidade, pois sabemos que podemos contar com o Sicredi sempre que precisarmos”, conclui.
Auxílios
Além do suporte financeiro ofertado em casos de acidentes, cada seguradora oferece assistências conforme o plano adquirido, e pode disponibilizar desde serviços de chaveiro, eletricista e encanador à limpeza de filtros de ar-condicionado.
“O pacote de coberturas e valores é definido junto com o segurado no momento da contratação, e é personalizado de acordo com a necessidade de cada um. Em caso de imóvel alugado, também é possível contratar um seguro, com o seu proprietário sendo o beneficiário em caso de indenização. Um seguro residencial pode ser personalizado para casas de veraneio, aluguel de temporada, imóvel de madeira, imóvel localizado em zona rural”, esclarece Vendrame.