Cascavel, Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Colunas

Contabilidade

Paulo César da Silva

CRCPR 022676/O-3 Contador, especialista em gestão empresarial, MBA em planejamento tributário e diretor do Centro Contábil Consultoria. Fone: 3305-7070

Contabilidade nos condomínios

Não há espaço para o improviso, principalmente quando se maneja dinheiro de terceiros

Publicado em: 17/05/2017

A maioria dos síndicos e/ou administradores de condomínios prediais prestam contas aos condôminos pelo chamado “Regime de Caixa”, onde apenas se registram os valores recebidos e pagos no período, informando no final o saldo disponível em caixa.

Já quando o condomínio se utiliza dos serviços profissionais de um contador, este normalmente registra a movimentação financeira pelo “Regime de Competência” onde as receitas e despesas são incluídas na prestação de contas, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos.

Adotando um bom programa de contabilidade será possível extrair outros importantes relatórios financeiros como o boletim de caixa, controle das operações bancárias, contas a pagar e a receber, entre outras informações de relevância para o síndico e demais condôminos.

Se o condomínio não tiver contabilidade, as quotas mensais devidas pelos condôminos só serão registradas quando eles pagarem; as quotas não pagas não serão demonstradas, havendo necessidade de se criar planilhas e controles administrativos, o que dá margem a esquecimento e erros na cobrança dos inadimplentes.

Além dos controles financeiros, a contabilidade poderá apresentar também demonstrativos econômicos, como por exemplo o “Controle Patrimonial” onde será possível fazer o registro e o controle de todo o “Ativo”, ou seja o patrimônio do condomínio (móveis, utensílios, outros bens e direitos comuns a todos)

Da mesma forma, a contabilidade demonstrará a qualquer tempo, o “Passivo” do condomínio - as informações a respeito das obrigações a pagar, tais como as provisões dos salários, encargos sociais, parcelamentos e eventuais dívidas em atraso.

Por fim, a contabilidade nos condomínios prediais possibilita ao síndico e aos condôminos mais segurança e transparência na prestação de contas, transmitindo a situação real do condomínio, o que torna mais fácil o controle e a tomada de decisões.