Cascavel, Segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Leia mais

Luz, câmera... Jorjão

“Entrem senhoras e senhores, que o show já vai começar, a grande atração é o Jorge Guirado, vindo do Norte, do Paraná.”

Por Geraldo Magela

Parafraseando o nosso amigo Anizio Rocha – Cantor e compositor, inicio essas linhas na pretensão retratar a bela trajetória de Jorge Luiz Fernandes Guirado – O Mago da Televisão Paranaense.

Minha historia com o Jorge iniciou em 88, no restaurante do “Casinha” –  do Tuiuti Esporte Clube, lá estava eu estava suando a camisa como ajudante do bar, a movimentação era intensa.

“Jorge Guirado é uma pessoa espetacular, impar e com qualidades raras: fraqueza, legítimo, correto, autêntico, com opinião própria e forte. É uma pessoa que faz a diferença por onde passa, deixando sempre um rastro de competência profissional” – Professor Eloi Kruger.

Ao mesmo tempo muitas coisas estavam acontecendo, eram músicos ensaiando para mais uma edição do FERCAPO – Festival Regional da Canção Popular, compras chegando do mercado, bebidas sendo descarregadas, pessoas que entravam e saiam do clube em ritmo alucinante.

“Jorge Luiz, um irmão de coração, um amigo de todas as horas nas alegrias e nas tristezas, um cara verdadeiro, leal e um ser humano da melhor qualidade.” – Otil Bandeira – Repórter esportivo.

A equipe de externa da TV Tarobá, puxando cabos, instalando as câmeras e tomando todas providencias para mais uma transmissão ao vivo, e no comando da equipe eu via um jovem, alto com um vozeirão inconfundível que dizia: eu quero que instale uma câmera ali no fundo do salão na parte superior, outra ali do lado direito e outra ali do lado esquerdo e duas na frente do palco - e assim foi falando e gesticulando com um domínio total do ambiente.

"Sou muito grato a João Milanez que me deu a oportunidade de ser um profissional de comunicação, ter um pouco de seu espirito e determinação. Se não fosse ele talvez eu fosse um perna de pau do Futebol em Londrina", Jorge Guirado

Ao completar 40 anos de Cascavel, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade uma homenagem com votos de louvor ao Jorge Guirado, que acertadamente já foi agraciado com o titulo de cidadão honorário, homenagens essas merecidas, pelo relevante papel social que Guirado tem desempenhado pela nossa cidade.

“Jorge Guirado é uma amizade diferente, pois passamos muitas situações juntos e devo muito a ele pela minha evolução tanto profissional como pessoal. Sou um admirador do Jorge Guirado, como pessoa e como profissional” – Nei Victor – Treinador.

Sem dúvidas que 40 anos de Cascavel é um marco histórico, guardadas as devidas proporções, por 40 anos Moisés conduziu o povo no deserto em busca da terra prometida, e podemos afirmar que há 40 anos Jorge Guirado tem conduzido centenas de pessoas em busca de suas realizações pessoais e profissionais influenciando muitas gerações.

Há pessoas que são únicas, inesquecíveis, há pessoas que tem um chamado, muitos negligenciam este chamado, mas existem aqueles que assumem com galhardia a carreira proposta, um deles é este pé vermelho de nascença, mas cascavelense de coração.

”Cresci vendo meu pai trabalhar, sem ser puxa saco, ele é com toda a certeza a pessoa mais esforçada que eu conheço. Ele tem essa “fama” de ser bravo e durão, mas na verdade tem um coração tão grande quanto seus 1,95m de altura. Admiro sua autenticidade, sua coragem e a maneira como encara os problemas,“ - Mirella Fracaro Guirado Ibara

Guirado é um homem que não se deixa vê-lo chorar, deveras chora escondido, a única vez que o vi chorar foi na ocasião do passamento do seu melhor amigo, seu pai, o famoso Zelão. Quando eu, o Luizinho e Otil fomos a Londrina no velório seu pai, eu pude presenciar seu choro, de pé ao lado do caixão, ficou um bom tempo parado, num silêncio ensurdecedor ao tempo que as lágrimas cobriam seu rosto.

“o sentimento que eu tenho do meu pai é saber que sempre posso contar com ele, independentemente do que seja. Amigos brigam, amigos brincam, amigos ensinam, e aprendo muito, assim é como me sinto em relação a ele, além de pai, um amigo!” – Jorge Luiz Fracaro Guirado

Também sei que entre tantas perdas que se tem durante uma vida, vamos ficando tristes, fragilizados, a perda de um ente querido é algo que não cicatriza. Para Guirado as perdas de seu pai, e dos inesquecíveis Itagiba Fortunato, Ito Fracaro, Darci Dona, Luciano do Vale entre outros, abriu uma cratera no peito de Jorge, que não se fecha, um gosto amargo na garganta, um aperto no coração.

“Acredito na possibilidade de uma amizade se transformar ao longo do tempo, a amizade me possibilitou conhecer melhor este amigo, entender como pensa e como reage frente aos fatos e ao mundo, principalmente com um humor inteligente e com bom senso”. Marquinhos Xavier – Treinador da Seleção Brasileira de Futsal.

 “Jorge Guirado. Homem correto e ético. Inteligente. Excelente profissional que dá oportunidade a todos. Conhece de televisão como ninguém” Vanderlei Luiz Ratto - Apresentador

São muitas memórias, inesquecíveis lembranças, momentos marcantes de alegrias e angustias com os atores que já saíram de cena, mas não do coração, e com aqueles que continuam nos palcos da vida, e ao Jorge cumpre cobrir cada detalhe, pois sei o que ele mais valoriza é retratar o cotidiano com sensibilidade e clareza, tudo através da - Luz, Câmera, Jorjão...